Blog

Quinta do Sobreiro / Ensaio do Evento  / Ensaio de Casamento

Ensaio de Casamento

O ensaio de casamento, ou seja a última reunião para afinar todos os detalhes, deverá ocorrer com o seu Wedding Planner – e/ou com o profissional contratado que irá chefiar todo o evento – a cerca de 7 a 5 dias antes do evento. Neste ensaio já é praticamente possível ter um cenário real do dia de Casamento, tanto em termos de temperatura, como o nº certo de convidados e as devidas necessidades intrínsecas ao evento. Isto serve como base para as últimas tomadas de decisão.

Durante o mesmo ensaio deverá percorrer todas as áreas úteis onde os convidados irão passar/estar pela “ordem cronológica” do evento. À medida que irá fazendo este percurso irão naturalmente surgir pontos/questões pertinentes para o bom funcionamento do evento.

Não esquecer que os timmings de todas as intervenções por parte dos profissionais de entretenimento contratados, bem como dos convidados com uma participação mais ativa no casamento, deverão ser informadas ao responsável do Catering, pois poderão influenciar nos tempos de confecção da parte alimentar.  

Após o ensaio estarão reunidas todas as informações/condições para a elaboração do “Plano do Dia” bem como a “Ordem de Serviço” (para a empresa do Catering).

Questões e pontos a considerar durante o ensaio:

1 – Quem irá entrar em contacto com a Quinta/Espaço do Evento assim que termine a cerimónia religiosa (se aplicável)?

2 – Qual o Plano B para os vários momentos do evento caso as condições climatéricas não estejam favoráveis?

3 – Caso tenha algum convidado com necessidades alimentares especiais, de que forma irá ser articulado o serviço para o mesmo?

4 – Qual(is) o(s) local(is) e necessidades que a banda/dj/etc irão precisar?

5 – Definir locais de eventuais objetos interativos para os convidados e quem irá ficar encarregue pela montagem (photocall/photobooth/livro de dedicatórias/entre outros).

5 – A probabilidade de ter um convidado a fazer anos é elevada. Qual o melhor momento para cantar os parabéns? Irá necessitar de bolo?

6 – Irão existir pontos de sombra suficientes?

7 – Em que momento exato deverão começar a ser servidas as entradas?

8 – Como e onde será feita a recepção aos(as) noivos(as)? Quais as bebidas e/ou aperitivos sólidos que desejam?

9 – Irão ter algum discurso que já esteja programado? Se sim quando?

10 – Qual o horário que está definido para a refeição principal? E quem irá encaminhar as pessoas para a sala da respetiva refeição?

11 – Irão haver interações programadas com os convidados durante a refeição principal? Se sim, quantas, em que momentos e quais as suas durações?

12 – Quando está previsto a dança dos(as) noivos(as) e por sua vez a abertura da pista de dança?

13 – Qual o melhor local para a pista de dança? Definir plano A) – para bom tempo e plano B) – para condições climatéricas desfavoráveis.

14 – Em que local especificamente e quando está previsto o corte do Bolo de Casamento?

15 – Irão haver sparkles (ou outros objetos) durante o corte do bolo? Se sim, quem os irá distribuir e coordenar os convidados?

16 – Irá haver fogo preso no momento do corte do bolo? Se sim, quem estará encarregue de o fazer?

17 – Se se tratar de um local com um grande jardim, perceber a hipótese de serem colocadas algumas velas de citronela para afastar mosquitos.

18 – Qual a hora prevista para a abertura do buffet final? (Se existente.)

19 – Haverá higienização às casas de banho durante o evento?

20 – Onde colocar/guardar as lembranças dos convidados?

21 – Entregar ou solicitar Kits de WC (homens e mulheres) para serem colocados no dia.

22 – Definir horários de chegada e de eventuais montagens prévias por parte de profissionais contratados (externos ao espaço do evento).

23 – Onde e quando esses mesmos profissionais irão fazer as suas refeições durante o dia do evento?

24 –  A entrada do espaço deverá ser fechada em algum momento do evento?

25 – Qual o local mais seguro para guardar os pertences dos(as) noivos(as) (bem como os presentes que irão porventura receber)?

26 – No caso de existir algum transporte contratado para os convidados convém partilhar os horários das recolhas com a pessoa responsável do Catering para que o mesmo consiga controlar eventuais atrasos, de forma a garantir que os primeiros convidados a abandonar o evento participem nos momentos gastronómicos principais.

27 – Qual o procedimento em relação às sobras do casamento (se facultadas por parte do Catering)?.

28 – Se existirem pagamentos por efetuar qual o melhor momento para o fazer?

Sem comentários
Publicar um comentário